14.11.2008 - 09:59
Platão na UFPE
O professor e doutor em Filosofia, José Trindade Santos, lança em Recife na próxima segunda-feira (17) as obras Para ler Platão – Tomos I e II, de autoria dele, e Carta VII, da qual foi um dos tradutores. Na Universidade Federal de Pernambuco, ministra a palestra “A Carta VII de Platão”, às 14h. Mais tarde, às 19h, também ocorre o lançamento dos livros com palestra de Trindade Santos na Saraiva Mega Store do Shopping Recife. A promoção dos eventos é de Edições Loyola, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Livraria Saraiva.
(Platão e Aristóteles, por Rafael Sanzio)
Para ler Platão
Para ler Platão I – A ontoepistemologia dos diálogos socráticos e Para ler Platão II – O problema do saber nos diálogos sobre a teoria das formas são partes de um conjunto de três livros de José Trindade Santos sobre o legado de Platão, que oferecem bases para todos os que desejam se aprofundar na obra de um dos maiores filósofos da Antigüidade.
Concebidos mais como um roteiro do que uma interpretação dos diálogos, os dois primeiros tomos do livro possibilitam um acesso rápido aos ensinamentos de Platão, além de não deixar passar despercebida a evolução do pensamento do filósofo, que se projeta cronologicamente a cada diálogo. E faz isso utilizando uma linguagem fácil e desprendida, mostrando que estudar Platão é uma tarefa prazerosa, renovável e livre para reflexão. Em breve, será lançado Para ler Platão III, último tomo do livro.
Carta VII
A Carta VII atribuída a Platão trata de alguns episódios turbulentos da história da cidade grega de Siracusa, na Sicília, nos anos de 360 a 350 a.C. (quando o filósofo tinha entre 60 e 70 anos), envolvendo as relações entre Platão, Dionísio II (tirano de Siracusa) e Díon (um aristocrata siracusano ambicioso, associado à Academia platônica). Esta obra é lançada agora por Edições Loyola e Editora PUC-Rio em edição bilíngüe, com introdução de Terence H. Irwin, texto grego estabelecido por John Burnet, e tradução de José Trindade Santos e Juvino Maia Jr.
Das treze cartas atribuídas a Platão, só a VII consegue convencer alguns estudiosos a defenderem sua autenticidade. Independente da autoria, tem grande valor para historiadores e filósofos. Constitui o único documento em que Platão se dirige pessoalmente aos seus leitores. Diz muito da sua personalidade e fornece uma perspectiva privilegiada sobre sua filosofia.
Sobre o autor e tradutor José Trindade Santos
Possui graduação em Filosofia (1974), mestrado (1984) e doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa (1989), da qual é livre docente desde 2000. Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filosofia, desenvolvendo pesquisas sobre a filosofia de Platão, em torno de temas como a epistemologia, a metafísica e a linguagem. É autor de Parmênides, Da natureza, tradução, introdução e comentário (Loyola, 2003).
LANÇAMENTOS
17 de novembro (segunda-feira), às 14h
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Auditório de Filosofia
Av. Acad. Hélio Ramos, s/n, 15º andar – Cidade Universitária – Recife – PE
Telefone: (81) 3271-8296
17 de novembro (segunda-feira), às 19h
Shopping Recife – Saraiva Mega Store
Rua Pe. Carapuceiro, 777 – Boa Viagem
Loja P028B (piso inferior)
Telefone: (81) 3464-9393