Mano Ferreira - 24 de março de 2015 às 13H 49M

Pai do Bolsa Família fala sobre novos desafios sociais do Brasil

ricardo-paes-de-barros

Ricardo Paes de Barros é um nome pouco conhecido dos brasileiros, mas possui um trabalho amplamente aprovado pela população. Funcionário da Secretária de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, ele é o principal arquiteto por trás da formulação e coordenação do Bolsa Família, o programa social mais bem sucedido da última década. Esta semana ele tornou-se também professor do Insper, onde proferiu uma aula magna excelente a respeito dos novos desafios sociais do Brasil.

Sem deixar de problematizar quais seriam as raízes do fenômeno – muitas originárias de reformas realizadas no governo FHC -, Paes de Barros destaca o caráter extraordinário do desenvolvimento social vivido no país durante os anos do Governo Lula, quando milhões de pessoas saíram da miséria, a classe média tornou-se majoritária e a desigualdade de renda caiu de maneira inédita. Na palestra, ele não busca fornecer uma interpretação final sobre quais componentes foram mais importantes na formação desse quadro e alerta para a perigosa reversão de tendência que ocorreu ao longo do primeiro governo Dilma, quando a pobreza e a desigualdade voltaram a subir.

O ponto alto da palestra, no entanto, é a apresentação dos problemas atuais que precisam ser enfrentados. Paes de Barros destaca que uma parcela de 10 milhões de pessoas permanece desconectada da economia brasileira, vivendo sob um regime de dependência total do Bolsa Família, enquanto o sinal conclusivo de sucesso do programa ocorrerá apenas quando ele se tornar desnecessário. Nesse contexto, o economista lembra a dimensão do desafio quanto à produtividade da nossa mão de obra, assunto completamente relacionado à qualidade do sistema educacional, e ainda faz o alerta para a janela demográfica ímpar em que vivemos, já que em pouco tempo espera-se que ocorra um envelhecimento do país e uma consequente diminuição de proporcionalidade da nossa população econômica ativa.

Sem dúvidas, Paes de Barros é uma das vozes brasileiras com mais talento e autoridade no debate sobre políticas públicas e combate à miséria. Aos interessados, ele já foi personagem de um excelente perfil publicado em novembro de 2012 pela Revista Piaui e disponível no Mercado Popular.

A palestra completa no Insper está disponível a seguir:

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá