Renato Lima - 07 de outubro de 2014 às 13H 54M

Bienal do Livro do Sertão em Salgueiro

Começa na próxima semana a Bienal do Livro do Sertão, que ocorrerá na cidade de Salgueiro (PE). Abaixo, mais informações dos promotores do evento:

——————-
BIENAL - convite coletiva de imprensa (1)

Salgueiro sedia, pela primeira vez, a Bienal do Livro do Sertão

De 12 a 19 de outubro, o município de Salgueiro, numa iniciativa da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros e da Prefeitura de Salgueiro, sediará, pela primeira vez, a Bienal do Livro do Sertão, homenageando o escritor Raimundo Carrero.

No Ginásio Poliesportivo, além dos 25 estandes ocupados por mais de cem editoras e distribuidoras, o público contará com palestras da sexóloga, Laura Muller; do poeta Jessier Quirino e dos jornalistas Evaldo Costa, Gilson Oliveira e Magno Martins.

Logo no dia 12, às 16:00, gestores e professores poderão aprofundar-se no tema ‘Gestão Escolar e Docência’, a partir da discussão que será aberta pelo professor Doutor em Educação e autor de cinco livros, Casemiro Campos.

Dando continuidade às atividades, às 19:00, o filho de Salgueiro, o escritor Raimundo Carrero, que no início deste ano fez lançamento de uma de suas obras, em Paris, estará recebendo leitores e admiradores para um bate-papo literário. O jornalista Marcelo Pereira, autor do livro ‘Raimundo Carrero: a fragmentação do humano’, também, participará das discussões.

Quem quiser ouvir ‘causos’ engraçados poderá conferir o poeta Jessier Quirino, no dia 15, às 19:00, que aproveitará o momento para lançar o livro ‘Papel de Bodega’ e realizar um recital.

Na quinta, 16, às 18:00, o ex-secretário estadual de Comunicação, Evaldo Costa, e o jornalista Gilson Oliveira conversam sobre o livro que os dois republicaram este ano, pela segunda vez, ‘Palavra Acesa – Memórias da Luta Camponesa’ sobre a luta dos trabalhadores rurais na Paraíba, durante o período da ditadura militar.

No dia 17, às 19:00, o jornalista e blogueiro, Magno Martins, além de proferir palestra, lançará a publicação ‘Reféns da seca’, quarto livro de sua autoria.

E no sábado, 18, às 19:00, uma das atrações mais famosas, a sexóloga Laura Muller, que ficou conhecida em quadro do programa Altas Horas, da emissora Globo, conversará sobre sexo e esclarecerá dúvidas dos presentes.

Ainda, dentro da proposta de integração com outros tipos de artes, o cantor e compositor Maciel Melo, referência da música nordestina, vai colocar os visitantes da Bienal para dançar forró, no dia 16, às 19:00.

Lançamento da Coletânea do Concurso de Poesia – No dia 14, às 16:00, a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Biblioteca Municipal Francisco Augusto, lançará a Coletânea de Poesias de Salgueiro – 2014 e entregará a premiação dos vencedores da 4ª edição do Concurso de Poesias. Na ocasião, será, oficialmente, aberto o edital para o concurso de 2015, que passa a se chamar Concurso Literário de Salgueiro e traz, como novidade, a categoria Conto.

A Bienal ainda contará com as seguintes atividades:

– Bodega de Poesia Sertão do Pajeú – estande com vasto acervo da produção contemporânea local para exposição e comercialização;

– Coletivo Clube do Verso – 12 poetas e/ou escritores e mais de 40 títulos entre CDs, DVDs, livros e cordéis;

– Caravana Clube do Verso – presença de grupo de poetas e escritores, durante todo o dia 18.10, com recitais, contos, cantos, lançamentos e sessões de autógrafos;

– Espaço do Professor – espaço para debates e apresentações de trabalhos;

– Casa do Escritor – local que irá divulgar os escritores da região;

– Vila da Criança – com atividades lúdicas, como contação de histórias;

– Espaço do Jovem – espaço que irá abordar assuntos de interesse dos adolescentes e praça de alimentação.

Serviço:

I Bienal do Livro do Sertão
De 12 a 19 de outubro de 2014
Das 10:00 às 22:00
A ENTRADA É GRATUITA

Renato Lima

Fundador do Café Colombo, é jornalista pela UFPE, mestre pela UIUC, doutor pelo MIT. Mora em Kuala Lumpur, Malásia.

Comentários

desenvolvido por Shamá