Mano Ferreira - 27 de outubro de 2015 às 11H 03M

Café Colombo lança revista #4 em Caruaru

borges imagem da revista

Para marcar o primeiro evento de lançamento da edição #4 da Revista Café Colombo, vamos a Caruaru conversar sobre a publicação e os rumos do jornalismo e da crítica cultural no Brasil. O editor Eduardo Cesar Maia será entrevistado pelos professores Amílcar Bezerra e Gustavo Alonso, ambos do Curso de Comunicação Social da UFPE (Agreste). O bate-papo, aberto ao público, será no dia 29 de outubro (quinta-feira), às 17h, no mezanino da Livraria Imperatriz do Shopping Difusora.

A conversa também abordará a figura e a atualidade do pensamento crítico do intelectual caruarense Álvaro Lins – objeto de pesquisa doutoral de Eduardo Cesar Maia, que também é professor de Comunicação no Centro Acadêmico do Agreste.

O Café Colombo surgiu em agosto de 2002, quando foi ao ar sua primeira entrevista, na rádio Universitária FM do Recife. Com o tempo, construímos um arquivo de mais de 600 entrevistas radiofônicas, participamos de bienais e feiras de livros, programas de TV, lançamos um livro e o nosso website (www.cafecolombo.com.br). Nessa dúzia de anos, o Café Colombo não só documentou os lançamentos da literatura brasileira – e pernambucana em particular –, como participou ativamente de diversas iniciativas.

O mais novo item no menu desse café de livros e ideias é a Revista Café Colombo: nosso ouvinte de sempre é agora, também, leitor. A publicação se propõe a reunir entrevistas, matérias jornalísticas e ensaios, de autoria da própria equipe do Café Colombo e de um time de colaboradores de primeira linha. Trata-se de um produto novo, porém maturado. É a culminação de anos de trabalho: de formação de uma equipe dedicada ao debate cultural, econômico e político, e de construção de um público cativo, que nos acompanha na jornada.

Literatura como filosofia e filosofia como literatura

revista borges capa

A Revista Café Colombo, desde seu número inaugural, vem apresentando ao leitor basicamente três vertentes temáticas bem determinadas, mas abordadas de maneira ampla e com pouco respeito a seus limites “conceituais”. A literatura aparece como carro-chefe da publicação, mas seguida de perto – e algumas vezes lado a lado – por abordagens de temas de orientação filosófica. Outro tópico invariavelmente presente são as reflexões sobre a comunicação, em suas implicações políticas, econômicas e em seus desdobramentos tecnológicos. Deliberadamente temos buscado driblar as fronteiras – tão caras aos especialistas – que tendem a separar esses campos da experiência e do conhecimento humanos.

O Dossiê que apresentamos nesta edição, amigo leitor, é a tentativa de transpor explicitamente essas barreiras: com as colaborações do Professor de Literatura Latino-Americana e Teoria Crítica na Universidade do Sul da Califórnia Brenno Kenji Kaneyasu, do tradutor e pesquisador literário Artur A. de Ataíde e do filósofo e ensaísta basco Javier Gomá Lanzón, tratamos das relações, quase sempre tensas, mas frequentemente instigantes, entre literatura e filosofia, com uma atenção especial à obra literária, porém filosoficamente carregada, do argentino Jorge Luis Borges.

Na entrevista que abre este número da Café Colombo, o poeta e crítico Weydson Barros Leal reflete, entre outras coisas, sobre o lugar da poesia no mundo contemporâneo e seu potencial transformador e crítico. Também no âmbito da poesia, pedimos ao crítico Fábio Andrade que escrevesse um artigo em homenagem ao escritor mineiro Murilo Mendes, na ocasião em que rememoramos os 40 anos de sua morte.

Apresentamos ainda um artigo do professor Filipe Campello acerca do lugar fundamental ocupado pelo pensamento de Arthur Danto na filosofia da arte contemporânea; um perfil do polêmico filósofo Olavo de Carvalho, escrito pelo ensaísta Joel Pinheiro da Fonseca; e uma reflexão do jornalista e pesquisador Renato Lima sobre o lado negativo da multiplicidade de veículos de informação em tempos de internet.

O leitor poderá ainda conferir as críticas de livros assinadas por nossos colaboradores e o conto, que fecha cada uma de nossas edições, desta vez é assinado por Homero Fonseca.

Acompanhem-nos sempre em cafecolombo.com.br. Para sugestões de pautas e críticas (construtivas ou não), mande seu e-mail para contato@cafecolombo.com.br.

Serviço

Lançamento da Revista Café Colombo #4 em Caruaru, com debate entre o editor da publicação e professores do curso de Comunicação Social da UFPE (Agreste).

Quando: quinta-feira, 29 de outubro – 17h

Onde: Shopping Difusora, 3º piso. Av. Agamenon Magalhães, 444, Maurício de Nassau, Caruaru.

A edição estará à venda no local.

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá