Mano Ferreira - 06 de julho de 2015 às 14H 13M

Com dossiê sobre crítica de cinema, chega ao público a Revista Café Colombo #2

revista2

Estamos de volta. O sucesso de crítica e de público da edição-piloto da Revista Café Colombo, publicada no fim do ano passado, foi o combustível de que precisávamos para amadurecer uma ideia antiga – e muito acalentada – e transformá-la num produto consistente e com frequência definida. A partir deste número e contando agora com novos apoiadores, além do público fiel que já nos acompanha há anos pela Rádio Universitária e pelo nosso site, regularizamos a periodicidade e teremos a revista com publicação bimestral. Além disso, em breve teremos mais novidades, com o nosso novo site e a versão digital da revista.

A presente edição, que sai logo após a publicação de nosso segundo livro de entrevistas, o Conversas no Café Vol. 2 (resenhado na pág. 27 da revista), mantém a concepção e o espírito da anterior. Sua revista de livros e ideias traz como abertura uma entrevista exclusiva e imperdível – com o filósofo espanhol e professor da Universidade de Turim Francisco José Martín, cuja obra, ainda não traduzida no Brasil, aponta para a superação da velha dicotomia entre literatura e filosofia, que pode ser remontada a Platão, através da reavaliação de uma tradição intelectual esquecida e desprezada, que ele denominou “la tradición velada”.

O dossiê deste número aborda a situação da crítica cinematográfica na atualidade, com especial atenção à realidade pernamucana. Na reportagem de Débora Nascimento, profissionais da área discutem o papel dos críticos numa época em que, com a popularização das novas mídias, a velocidade e a urgência, transformadas em valores absolutos, muitas vezes limitam uma reflexão mais séria e aprofundada sobre os filmes – e outras produções artísticas. Fechando o especial, o professor de cinema Rodrigo Carreiro apresenta artigo no qual traça um panorama histórico sobre a atividade, desde as primeiras manifestações da crítica cultural nos periódicos do século 17 até os dias de hoje, temos de “culto ao instantâneo”.

Na seção Memória, os 70 anos da morte de Mário de Andrade ensejam um artigo do professor e escritor Eduardo Jardim, autor da biografia recentemente publicada sobre esse que foi um dos mais importantes intelectuais e artistas brasileiros do século passado.

O jornalista Mano Ferreira reflete sobre a presença da sátira na história do jornalismo e o artista gráfico Luiz Arrais complementa essa temática com um depoimento acerca da importância do cartunista Wolinski, morto no atentado à redação do Charlie Hebdo, para mais de uma geração de profissionais brasileiros.

Sua Revista Café Colombo traz ainda críticas de livros, daquelas que o leitor já não encontra com frequência nos jornais e revistas. O café está servido.

revista café 2 capaSumário

ENTREVISTA Relações entre literatura e filosofia a partir de uma vertente da tradição humanista

DOSSIÊ Pensar a crítica de cinema: entre a mídia tradicional e os novos meios

JORNALISMO A sátira jornalística como medida da liberdade de expressão e da civilidade de um povo

MEMÓRIA Ensaio inédito do biógrafo de Mário de Andrade sobre o legado intelectual e artístico do papa do modernismo brasileiro

LIVROS Novas conversas do Café Colombo | Ensaios críticos de Álvaros Lins sobre escritores do Nordeste | Romance premiado de Tadeu Sarmento | A busca do pai na obra de Débora Ferraz | Estreia de Micheliny Verunschk como romancista

CONTO “Janelas sobre o mar”, de Lourival Holanda

Pontos de venda

  • Livraria Cultura
  • Livraria Imperatriz
  • Passa Disco
  • Banca Parnamirim: 17 de Agosto (próximo a Cultura Inglesa)
  • Livraria Usina (Museu da Energia, Epitácio Pessoa s/n – João Pessoa)

Você também pode adquirir a sua revista Café Colombo diretamente com a equipe através do email contato@cafecolombo.com.br

Expediente

EDIÇÃO: Eduardo Cesar Maia; PROJETO GRÁFICO: Luiz Arrais; REVISÃO: Thiago Corrêa; FINALIZAÇÃO: Thiago Liberdade; FOTOGRAFIAS: Felipe Ferreira; ILUSTRAÇÕES: Daaniel Araújo; COLABORADORES: Francisco Chaguaceda, Débora Nascimento, Rodrigo Carreiro, Mano Ferreira, Luiz Arrais, Eduardo Jardim, Artur A. de Ataíde, Fábio Andrade, Diogo Guedes, Thiago Corrêa, Eduardo Cesar Maia, Lourival Holanda.

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá