Nesta segunda-feira (04/09), o escritor francês Emmanuel Carrère venceu o Prêmio FIL de Literatura em Línguas Românicas. O anúncio foi dado pelo porta-voz dos jurados em meio a uma coletiva de imprensa realizada na cidade mexicana Guadalajara. Na ocasião, ele destacou o caráter “versátil, amplo e transversal” da obra do literato.
Atuando como jornalista, escritor, cineasta, roteirista e crítico, Carrère – de acordo com o pronunciamento do porta-voz Gustavo Guerrero – atravessa diferentes gêneros com uma “aparente naturalidade” que o tornou “um dos autores mais lidos e influentes entre as novas gerações”.
Nascido em Paris, no ano de 1957, o autor é jornalista há 30 anos e afirmou por telefone, durante a coletiva, que o seu estilo adquirido o acompanhou sempre. Estilo que o rendeu comparações com Michel de Montaigne e Jean-Jacques Rousseau; e que o tornou o 27º laureado da premiação.
Tendo em vista que o jornalismo vive um momento conturbado no México, onde nove jornalistas já foram assassinados, o francês aproveitou o momento para demonstrar seu apoio dizendo que admira os jornalistas que continuam fazendo seu trabalho apesar das ameaças sofridas.
Sobre a prêmio, Carrère disse: “Sinto-me honrado de que meu nome tenha entrado para a lista dos premiados, muitos são escritores que leio. É uma grande honra e uma grande alegria”.