Mano Ferreira - 09 de dezembro de 2015 às 14H 36M

Livro com esboços de Raul Córdula será lançado nesta quarta

Foto Raul 3 - Por Amelia Couto

Logo mais, às 19h, acontece o lançamento do livro Esboços/Scketches, do artista plástico Raul Córdula, na Arte Plural Galeria, juntamente com a abertura da exposição coletiva do espaço, que fica na Rua da Moeda, no Recife Antigo. A obra é composta por um fac-símile do livro de esboços que o artista utiliza há 35 anos, além de um texto de apresentação da jornalista e crítica de arte Olívia Mindêlo.

O livro de esboços de Raul Córdula teve seu início em 1980, quando o autor tinha seu ateliê no Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB e contém os projetos originais de suas obras desenhados em papel milimetrado, compreendendo a sua produção de 1980 até o ano de 2015.

Observando seu conteúdo nos últimos anos, Raul percebeu que, além de seu caráter didático, o arquivo físico havia se transformado em um “Livro de Artista”, categoria da arte contemporânea onde o livro é o suporte da obra em vez da obra ser o conteúdo do livro. O “Livro de Artista” se configura na arte contemporânea como o “videoarte”, em que o vídeo é o suporte da obra, a “instalação” em relação ao espaço expositivo, a “performance” em relação ao corpo e a “ocupação” e “intervenção” em relação ao espaço urbano.

Raul explica que:

“Com a precariedade do sistema educacional que não prepara o alunado para a compreensão das artes visuais, pensei em publicar este livro com a ideia de esclarecer os processos e os desenvolvimentos de minha arte que considero de difícil compreensão para o público das artes visuais que em nossa região é conservador. Na verdade toda arte para ser compreendida precisa ser explicada, não concordo com a ideia de que arte é para ser, simplesmente, sentida, este conceito é acadêmico, ou melhor, é fruto do pensamento das arcaicas escolas de belas artes. Ademais não se gosta do que não se compreende.

Mostrando a origem de minhas pinturas posso colocar questões como o conteúdo da arte geométrica que erradamente é confundida com arte decorativa, uma função menor da obra de arte.”

Esboços/Scketches é uma produção do Instituto Cultural Raul Córdula e conta com o incentivo do Funcultura, além do apoio da Jaraguá Produções e da Arte Plural Galeria. O lançamento possui entrada franca e o livro pode ser adquirido no local ao custo de R$ 80,00.

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá