Cristiano Ramos - 14 de julho de 2014 às 22H 08M

Luta pela liberdade perde Nadine Gordimer

nadine2

A final da Copa do Mundo deixou em segundo plano a perda de uma escritora cujo compromisso com a liberdade deve estar entre nossos exemplos de primeira ordem. No domingo, aos 90 anos, morreu a sul-africana Nadine Gordimer, autora de livros como O engate, De volta à vida e O melhor tempo e o tempo presente – que saíram no Brasil pela Companhia das Letras. Em março, ela comunicara que sofria de câncer no pâncreas, e que a doença lhe causava uma dor incapacitante, que dificilmente lhe permitiria escrever outro romance.

Vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, foi intelectual com destacada atuação contra o apartheid – regime de segregação que vigorou em seu país entre 1948 e 1994. Nadine fez parte de seleto grupo de artistas do século XX: aquele cujo compromisso com a liberdade não terminou comprometido por bandeiras, manifestos, partidos, governos. Assim como Octavio Paz, Carlos Fuentes, André Gide, Albert Camus, Milan Kundera, e não muitos outros, ela não permitiu que suas ideologias justificassem perseguição política, censura ou quaisquer outras violências.

Nos últimos três anos, fez questão de denunciar a corrupção e as práticas antidemocráticas dos sucessores de Nelson Mandela. E, no campo literário, foi até seus derradeiros dias fiel ao credo que repetia com convicta simplicidade: escritor livre é aquele que não se deixa submeter “à conformidade pública de interpretação política, valores morais e gostos” (em Tempos de reflexão: de 1954 a 1989).

Leia mais sobre a escritora Nadine Gordimer em matéria da Folha de S. Paulo.

Cristiano Ramos

Cristiano Ramos é professor, escritor, crítico literário e jornalista, doutorando em Teoria e História Literária (Unicamp). Publicou o livro de poesias Muito Antes da Meia-Noite (Confraria do Vento, 2015). A coluna Doppio Espresso é veiculada originalmente no Café Colombo, programa de rádio que vai ao ar aos domingos, na Rádio Universitária (Recife, 99,9 FM).

Comentários

desenvolvido por Shamá