Outros autores - 26 de agosto de 2015 às 15H 03M

Sheila Borges lança Repórter-amador na Fenelivro

sheila borges

Após carreira consistente no Jornal do Commercio, jornalista Sheila Borges passa de vez ao universo acadêmico assumindo cargo na UFPE e lançando em livro sua tese O Repórter-Amador

Um fenômeno recente muito interessante são os indivíduos que criam espaços próprios nas redes sociais onde escrevem notícias sem se submeter aos tradicionais critérios de noticiabilidade do campo do jornalismo ou aos filtros de edição das redações convencionais. Muitos desses ainda colaboram com jornalistas profissionais. Todo esse panorama é abordado no livro O Repórter-Amador, de Sheila Borges, professora de Comunicação da UFPE e jornalista com longa trajetória na editoria de política do Jornal do Commercio.

A obra será lançada Espaço Café Literário, dia 30 de agosto, às 15h, durante a Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), no Centro de Convenções, em Olinda. Editado com apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o livro é uma adaptação da tese de doutorado da jornalista, defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, e revela quais são as disposições sociais que mais frequentemente motivam esses cidadãos a se tornarem produtores de notícia de forma voluntária, sem compromisso profissional, no tempo livre.

livro gCom a tese, a autora recebeu menção honrosa do prêmio Adelmo Genro Filho em 2014, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). “Consideramos que esse ator assume a condição de repórter-amador quando consome, colabora e cria um espaço autoral, driblando a mediação da imprensa e se comunicando diretamente com outros atores”, explica a autora.

Antes do lançamento, haverá uma mesa de debate com o tema As redes sociais e o poder do cidadão no ambiente de convergência tecnológica. Sheila Borges vai apresentar sua tese e o tema será debatido pelo editor geral do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira; pelo coordenador do curso de Jornalismo da Unicap, Juliano Domingues; e pelo coordenador do Curso de Comunicação Social da UFPE em Caruaru, Amilcar Bezerra.

O livro também será lançado no Rio de Janeiro, durante o 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que acontece de 4 a 7 de setembro.

Com informações da assessoria.

Outros autores

Comentários

desenvolvido por Shamá