Mano Ferreira - 20 de outubro de 2015 às 12H 02M

Vladimir Safatle lança O Circuito dos Afetos e participa de debates no Recife

VladimirSafatle

O filósofo Vladimir Safatle apresenta esta semana no Recife as ideias do seu livro O Circuito dos Afetos, lançado no último mês de setembro pela Cosac Naify. O professor da USP ministra um mini-curso no sábado, dia 24, realizado em parceria do Espaço 3emeio e Aliança Francesa, com apoio da Fundação Joaquim Nabuco e do Consulado da França.

Antes, na sexta-feira, ele participa de dois debates. No auditório da Biblioteca Central da UFPE, às 14h, haverá a participação dos professores Filipe Campello, Mariana Fischer e Érico Andrade, todos da UFPE – a entrada é gratuita. Mais tarde, às 19h30, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, após uma exibição do filme O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho – que também participa do evento -, o debate será em torno do tema Recife Entre Muros, e ainda terá a participação de Edinéa Alcântara, do movimento Ocupe Estelita, e de Christian Dunker, autor do livro Mal estar, sofrimento e sintoma – Uma psicopatologia do Brasil entre muros.

Além de professor da USP, Vladimir Safatle é um dos coordenadores da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia, possui graduação em Filosofia (USP) e Comunicação Social (ESPM), com mestrado (USP) e doutorado (Universidade Paris VIII) em Filosofia. Já foi professor visitante das universidades Paris VII e Paris VIII, e ainda desenvolve pesquisas nas áreas de epistemologia da psicanálise, filosofia da música e desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX.

O circuito dos afetos

Circuito dos afetos vladimir safatleEm seu novo livro, Safatle parte da obra de pensadores franceses como Michel Foucault, Jacques Lacan e Georges Canguilhem para defender uma filosofia política baseada nas ideias de Corpos Políticos, Desamparo e Fim do Indivíduo.

O livro entralaça aspectos de estética e psicanálise com análise sociopolítica para defender a criação de uma ética dos afetos segundo a qual seria possível iniciar processos de emancipação humana e potencializar ações efetivas em prol de uma política não reduzida à geração de bens materiais.

A equipe do Café Colombo já está realizando uma leitura atenta do livro e pretende aproveitar a presença de Safatle no Recife para trazer uma entrevista especial para o programa.

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá