Mano Ferreira - 30 de novembro de 2015 às 15H 50M

A trajetória literária de Pedro Américo de Farias

Pedro Américo

Conversamos com o escritor pernambucano Pedro Américo de Farias sobre o livro Coisas – poemas etc. Além de textos inéditos, o volume revisita outros fragmentos já publicados em livros mais antigos do autor.

Nessa entrevista, Pedro Américo de Farias faz uma análise da sua trajetória como escritor e explica como foi o processo de organização do livro. Além disso, fala sobre o que entende por poesia e qual papel de crônica que envolve a sua poética.

Esse livro é uma revisão da minha trajetória literária buscando construir uma síntese do que seria um poética minha. Eu não tive uma preocupação exatamente cronológica, nem fui atrás de saber o que seria contemplado ou não dos meus escritos de 40 anos atrás.

Eu fui lendo e relendo textos de todos os períodos em que escrevi, basicamente de 1972 pra cá, tirando alguma coisa, reescrevendo outras, aproveitando algumas por inteiro, principalmente dos anos 1990 pra cá. A preocupação era o que eu quero dizer hoje com a minha poesia e o que, dessa poesia mais antiga, fala esta mesma lingua, das minhas linguagens, das linguagens que compõem a minha poética.

Confira a íntegra da entrevista conduzida por Thiago Corrêa e veiculada na edição #626 do Café Colombo na Rádio Universitária 99,9 FM.

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá