Mano Ferreira - 30 de setembro de 2015 às 18H 01M

A transcriação da obra de Ascenso Ferreira para os quadrinhos

ascenso ferreira quadrinhos

O SESC-PE mantém diversas iniciativas para valorização e disseminação da literatura no estado. O patrono que batiza o laboratório de autoria literária da instituição, o poeta Ascenso Ferreira, recebeu agora uma homenagem em forma de arte: trata-se da transcriação de alguns de seus poemas por diversos artistas gráficos para uma versão em quadrinhos. O resultado desta experiência está na obra Ascenso: a poesia de Ascenso Ferreira transcriada para os quadrinhos.

ascenso ferreira hqAproveitamos o lançamento do livro realizado durante o último mês de agosto e conversamos com alguns dos principais envolvidos nesse processo de criação. A primeira foi Cida Pedrosa, que assina a curadoria da programação literária do Sesc-PE. Em seguida, João Lin, responsável pela coordenação editorial do projeto. E, por fim, quatro dos quadrinistas que assinaram as criações: Raoni Assis, Ana Blue, Laerte Silvino e Christiano Mascaro.

Cida falou sobre o contexto do surgimento da publicação:

Há seis anos estamos fazendo a curadoria dos projetos de literatura do SESC e começamos a nos angustiar com os nossos formatos habituais de oficinas, mostras, encontros, recitais. Fora o que a gente gravava e transcrevia das palestras, o que ficava do ponto de vista de um produto, com uma longevidade maior? Por isso pensamos este ano em como fazer esse trabalho brotar de um modo a facilitar a difusão do material.

Confira a íntegra deste programa especial. Trata-se da edição nº 619 do Café Colombo na Rádio Universitária 99,9 FM, veiculada em 27 de setembro de 2015.

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá