Mano Ferreira - 18 de agosto de 2015 às 00H 41M

André Telles do Rosário indica Vozes dos porões, de Alejandro Reyes

Especialista na obra de Miró da Muribeca, Telles do Rosário indica obra sobre poesia marginal

Especialista na obra de Miró da Muribeca, Telles do Rosário indica obra sobre poesia marginal

Vozes dos porões: a literatura periférica/marginal do Brasil é a versão modificada da tese de doutoramento apresentada na Universidade de Berkeley, em 2011, pelo autor Alejandro Reyes e se insere no contexto do debate sobre a periferia, os sujeitos sociais periféricos e suas enunciações políticas e culturais.

Essa é a indicação de leitura do escritor e pesquisador André Telles do Rosário, especialista na obra do poeta Miró da Muribeca.

vozes_dos_poroes“É um livro fantástico porque esse cara é um escritor zapatista que mora no méxico e faz um panorama, nesse livro, da literatura periférica brasileira, sem deixar de falar também da mexicana.

É muito interessante para quem estuda a literatura marginal porque, além de trazer bastante material, retomando outros escritores periféricos e marginais anteriores (como Maria Corina de Jesus e outros mais antigos), também analisa questões estruturais, como por exemplo o papel do mediador para essa literatura, uma questão fundamental”.

Recomendação de leitura veiculada originalmente em 9 de agosto de 2015, na edição #611 do Café Colombo na Rádio Universitária 99,9 FM.

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá