Guilherme Carvalho - 17 de janeiro de 2016 às 16H 37M

As incoerências do Sistema penal brasileiro, por maria lúcia karam – parte 1

Maria Lúcia Karam

Recebemos Maria Lúcia Karam, presidente da LEAP Brasil, entidade intenacioanal que reúne autoridades das forças políciais e da justiça criminal que se opõe à atual formatação da política relacionada às drogas.

Ex-defensora pública e também ex-juíza, Karam chamou atenção do Brasil ao longo da década de 1980, quando atuou como juíza na área criminal e absorveu sistematicamente diversos acusados por posso de droga para uso pessoal. Para isso, utilizava o fundamento da inconstitucionalidade de leis criminalizadoras de condutas que não atingem direitos de terceiros. Essa tese está sendo atualmente discutida pelo Supremo Tribunal Federal.

em 1996, ela também publicou seu célebre ensaio “A esquerda punitiva”, em que expõe com contundência as incoerências de grupos políticos que ao mesmo tempo em que pregavam a defesa dos direitos humanos, defendiam a expansão do sistema penal do Estado para crimes de opinião. Karam também é autora de diversos livros, a exemplo da série Escritos sobre a liberdade.

Confira a primeira parte da entrevista conduzida por Mano Ferreira, veiculada na edição #634 do Café Colombo na Rádio Universitária 99,9 FM. Clique aqui para ouvir a segunda parte.

Guilherme Carvalho

Participa da atualização deste site e das mídias sociais do Café Colombo, além da apresentação e produção do programa na Rádio Universitária FM. Graduando em jornalismo pela UFPE.

Comentários

desenvolvido por Shamá