Carlos Eduardo Amaral - 28 de outubro de 2015 às 15H 16M

Audições Brasileiras #5 entrevista Ricardo Tacuchian (segunda parte)

 

Ricardo Tacuchian

Na quinta edição do podcast Audições Brasileiras, o jornalista e crítico musical Carlos Eduardo Amaral continua a conversa iniciada há duas semanas com o compositor carioca Ricardo Tacuchian e enfoca temas como: o excesso de teoricismo da prática musical no meio acadêmico, a multiplicidade de tarefas que um compositor abarca para divulgar sua obra na atualidade, o sistema técnico composicional inventado por Tacuchian, o Sistema T, e a liberdade de expressão estética da qual o ex-presidente da Academia Brasileira de Música desfruta atualmente. Para ele:

“Hoje o compositor não pode ficar numa torre de cristal, dentro de seu estúdio – escrevendo uma música atrás da outra – e não sair de lá. Ele tem que sair atrás de um intérprete, participar dos ensaios, promover os concertos. Ele tem que fazer a divulgação. Ele tem que vender a sua música. Ele tem que ir pro estúdio de gravação, gravar com seus músicos a sua música. Ele tem que fazer tudo isso, senão ele não faz carreira.”

O repertório do podcast que está no ar traz as seguintes obras: Capoeira, para piano, interpretada por Cristina Capparelli; Delaware Park Suite, com Sara Cohen (piano) e Paulo Passos (sax alto); e o Concerto para violão e orquestra de cordas, com interpretação de Turíbio Santos e da Orquestra do Estado do Mato Grosso, sob regência de Leandro Carvalho.

Lembre-se que, ao final de cada entrevista, temos nosso tradicional pingue-pongue de perguntas rápidas e respostas bem refletidas. Escute agora mesmo ou faça o download para quando puder ouvir!

Carlos Eduardo Amaral

Comentários

desenvolvido por Shamá