Guilherme Carvalho - 29 de maio de 2016 às 16H 40M

Detalhes dos 30 meses de presidência de Fernando Collor, por Marco Antonio Villa

Marco Antonio Villa - collor

Marco Antonio Villa estava no México durante os primeiros meses de Fernando Collor na presidência da República. Quando procurou informar-se sobre a situação, deparou-se com um “conteúdo insatisfatório” e sentiu o que, segundo ele, eram as limitações do material acadêmico e jornalístico produzidos sobre o tema. Isso levou Marco, doutor em História Social e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo, a escrever sua própria análise sobre a ascensão e queda de Fernando Collor.


Foi assim que surgiu seu livro Collor Presidente: trinta meses de
turbulências, reformas, intrigas e corrupção (2016), um relato que destrincha o período do alagoano no poder . Dedicado à apuração, chegou a conversar com figuras importantes da época, como José Serra (então líder do PSDB na Câmara), Fernando Henrique Cardoso (líder no Senado), a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, além do próprio ex-presidente Fernando Collor. 

Marco Antonio Villa já publicou livros sobre diversos temas, Marco Antonio também trabalha como comentarista político

Marco Antonio Villa já publicou livros sobre diversos temas. Ele também trabalha como comentarista político

Na entrevista conduzida por Renato Lima, Marco revelou que não se considera “um historiador de uma nota só” e conversou sobre o longo processo de apuração para o livro. Além disso, debateu a situação política e o contexto do governo Collor, do qual tem agora uma visão bem diferente da que tinha construído há 25 anos.

“Confesso a você que uma visão que eu tinha 25 anos atrás não é a mesma de hoje. o governo tem muitos defeitos, uma série de equívocos políticos e acusações de corrupção,  mas teve uma série de pontos positivos, como a modernização e abertura para o exterior”.

Confira a íntegra desta entrevista conduzida, veiculada originalmente em 29 de maio de 2016, na edição #642 do Café Colombo na Rádio Universitária 99,9 FM.

Guilherme Carvalho

Participa da atualização deste site e das mídias sociais do Café Colombo, além da apresentação e produção do programa na Rádio Universitária FM. Graduando em jornalismo pela UFPE.

Comentários

desenvolvido por Shamá