Mano Ferreira - 18 de agosto de 2015 às 01H 35M

Everardo Norões indica Diário de uma camareira, de Octave Mirbeau

everardo560

Célestine é uma camareira que aceita um emprego no interior da França, na casa de aristocratas decadentes do fim do século XIX para o início do século XX, e navega com habilidade pelas turbulências de viver sob uma patroa insuportável e mandona e um chefe grudento e bonachão.

A história é narrada no livro Diario de uma Camareira, do escritor francês Octavo Mirbeau – a indicação de leitura de Everardo Norões, autor dos livros Entre Moscas e A Rua do Padre Inglês.

octave mirbeau“O livro rendeu três versões para o cinema: a de Jean Renoir, que é filho do pintor Renoir; tem uma versão do Luis Buñuel; e tem essa mais recente (de Benoît Jacquot), que foi exibida na Semana do Filme Francês, mas infelizmente eu não consegui ver.

O livro é bem interessante. Se passa no início do século XX e conta a história de uma empregada doméstica que narra as diferentes experiências junto aos patrões franceses. Bem situado no contexto histórico, o livro é muito bem feito e muito bonito. Aconselho a todos vocês lerem”.

A recomendação foi veiculada originalmente em 16 de agosto de 2015, na edição #612 do Café Colombo na Rádio Universitária 99,9 FM.

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá