Mano Ferreira - 18 de agosto de 2015 às 16H 41M

Raimundo Carrero indica romance Judas, de Amos Oz

raimundo carrero

O premiado escritor pernambucano Raimundo Carrero participou da seção Minha Leitura indicando o romance Judas, do escritor israelense Amos Oz. Na ocasião, Carrero também revelou que o seu próximo projeto se relaciona com o universo temático do livro, já que ele está escrevendo uma biografia de Jesus Cristo.

judas amos oz“Eu indico o romance Judas, de Amos Oz, publicado pela Companhia das Letras, não só por ser um romance bem escrito, bem elaborado, bem trabalhado – até porque se trata de um texto de um dos maiores escritores universais contemporâneos -, mas pelo debate religioso, embora eu não concorde com a teoria do livro.

Para mim, romance não é lugar de teoria, não é lugar de ideias, é lugar de criação estética. Lugar de ideias é ensaio ou jornalismo. Romance é para se discutir as questões estéticas. Nesse caso eu volto para Joyce, volto para Faulkner e volto até para o já muito velho Flaubert, que revolucionaram a literatura, tirando o romance das garras de Tolstói e Doistoeviski para dar uma visão literária, embora eu ache que Doistoieviski continue sendo um dos maiores ficcionistas da modernidade (se assim podemos chamar o período do século XIX pra cá).

O livro defende a ideia de que Judas não traiu Jesus Cristo: ele achava Jesus acomodado e queria que Cristo fizesse um grande milagre, o milagre de se livrar de tudo aquilo. Eu não concordo, até porque essa é uma questão meramente religiosa, e não teológica, até porque ele não estaria preparado teologicamente para discutir.

O meu próximo projeto é escrever uma biografia de Jesus Cristo. Não quero ser teórico, nem revolucionário. Quero ser apenas um bom escritor. Se eu conseguir, através dos elementos estéticos, escrever uma obra de boa qualidade já está bom. Discutir ideias não é o meu lugar, até porque eu não sei e não estou preparado para isso”.

Recomendação veiculada originalmente em 3 de maio de 2015, na edição #597 do Café Colombo na Rádio Universitária 99,9 FM.

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá