Mano Ferreira - 18 de agosto de 2015 às 19H 32M

Sérgio Rodrigues indica Limonov, de Emmanuel Carrère

SERGIO RODRIGUES, jornalista e escritor que está lançando livro pela Companhia das Letras. Foto: BEL PEDROSA. Rio 18/6/2013.

Vencedor do prêmio Portugal Telecom 2014 pelo romance O Drible, o escritor Sérgio Rodrigues participou da seção Minha Leitura e indicou o livro Limonov, do escritor francês Emmanuel Carrère.

Limonov“Limonov é um romance de não ficção, quase uma biografia, mas contada em forma de romance, construída de maneira muito empolgante.

O livro conta a história de um russo, um personagem estranhíssimo chamado Eduard Limonov, sujeito que foi dissidente na era soviética, depois mendigo em Nova Iorque, poeta marginal de sucesso na França e hoje é um político de extrema direita na Rússia. É uma figura tão inverossímel!

O que eu acho mais legal no Limonov é perceber que ele só poderia ser um livro de não ficção. Quer dizer, embora ele seja um romance, que usa todas as técnicas de um romance e você não consegue parar de ler… Se ele fosse completamente inventado, seria impossível levar aquele cara a sério, porque ele é um poço de contradições, coisa de um russo louco mesmo.

Você acaba acompanhando aquela figura como se ele fosse um personagem de ficção, só que se ele fosse um personagem de ficção o livro não teria o mesmo valor, porque seria muito difícil acreditar num personagem como aquele se tivesse sido inventado por um escritor. A única coisa que salva o Limonov é o fato dele ser real. É uma experiência de leitura bastante peculiar e muito apaixonante”.

Essa recomendação de leitura foi veiculada originalmente em 4 de janeiro de 2015, na edição 585 do Café Colombo na Rádio Universitária 99,9 FM.

Mano Ferreira

Editor deste site, integra o Café Colombo desde 2012. Jornalista formado pela UFPE, trabalhou nos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco, onde atuou na Revista Aurora. É colunista do Mercado Popular e foi co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade no Brasil.

Comentários

desenvolvido por Shamá