11° edição do Prêmio Pipa divulga os indicados à premiação a partir de segunda-feira

70 artistas brasileiros já foram selecionados pelo Comitê de Indicação para participar da premiação


Imagem: Divulgação.

A partir de segunda-feira (30) até o dia 03 de abril, o resultado dos artistas indicados à 11° edição do Prêmio PIPA serão divulgados. Durante a semana serão anunciados os 70 artistas indicados à premiação em três boletins diários que sairão às 10h, 14h e às 18h. Ontem (29), também foram divulgados os 26 membros que participarão do Comitê de Indicação. Entre eles, destacam-se curadores, críticos, artistas, colecionadores e galeristas com formação em arte contemporânea. Desde nomes como a crítica e curadora de Brasília Ana Cândida de Avelar, a colecionadora francesa Sandra Hegedüs até o artista carioca Matias Mesquita farão parte dessa bancada. 

Os competidores escolhidos pelo Comitê concorrerão em duas áreas: o Prêmio PIPA que beneficia quatro finalistas com um valor de R$ 30.000 (trinta mil reais) cada. Além dos trinta mil ganhos, o vencedor será contemplado com mais 30 mil reais adicionais para o desenvolvimento de um projeto seu dentro do Instituto PIPA. Já o vencedor do Prêmio PIPA Online, receberá uma premiação de R$ 15.000 (quinze mil reais). Vale ressaltar que o mesmo artista pode vencer em ambas premiações.

O Instituto PIPA é responsável pela criação da premiação surge com o intuito de promover o estímulo à produção e à divulgação da arte contemporânea no Brasil. Um dos prêmios mais relevantes no campo das artes visuais é voltado aos artistas brasileiros com mais de 15 anos de carreira. Enquanto a isso, o Instituto pontua “Premiar e consagrar artistas já conhecidos no mercado de arte brasileiro que vêm se destacando por seus trabalhos. O Prêmio PIPA não busca descobrir novos talentos totalmente desconhecidos. É uma premiação.”

Segue o cronograma da próxima semana:
(Dados disponibilizados pelo site do Prêmio PIPA 2020)

* 30 de março a 03 de abril – Boletins dos artistas indicados
* 19 de junho – Anúncio dos finalistas
* 26 de julho a 02 de agosto – 1º turno PIPA Online
* 16 de agosto a 23 de agosto –  2º turno PIPA Online
* 24 de agosto – Anúncio do Vencedor do PIPA Online 2020
* 12 de setembro – Abertura da Exposição do PIPA 2020  no Paço Imperial, Centro, Rio de Janeiro
* 25 de setembro – Anúncio do Júri de Premiação
* 06 de novembro –  Anúncio do vencedor do Prêmio PIPA 2020
* 14 de novembro – Lançamento do catálogo
* 15 de novembro –  Término da exposição

Após a divulgação dos resultados, os artistas selecionados e interessados devem anexar o material completo solicitado pela coordenação endereçado ao e-mail: premiopipa@premiopipa.com e, para mais informações, acesse o site do Prêmio: https://www.premiopipa.com/