15ª edição da Balada Literária homenageia a poeta Geni Guimarães

O evento será realizado de forma online e conta com a participação da escritora Conceição Evaristo e da cantora Gabi da Pele Preta

Geni Guimarães lançou seu primeiro livro, Terceiro Filho, em 1979. Foto: Itaú Social/Camila Kinker

Entre os dias 3 e 7 de setembro, será realizada a Balada Literária 2020, que contará com uma programação unificada para Salvador e São Paulo. Entre os homenageados da edição estão a escritora Geni Guimarães, o poeta Juraci Tavares e documentarista Douglas Machado. O evento conta com a participação de escritores e cantores. 

Em decorrência da pandemia do Covid-19, o evento ocorrerá em ambiente virtual. A programação é gratuita e estará disponível na plataforma da Balada Literária e poderá ser acompanhada pelo canal do Youtube.

Para dar início à Balada Literária, no dia 3 de setembro, às 10h, o professor e escritor Nathan Souza, apresentará uma aula sobre a literatura piauiense, desde Mário Faustino e Torquato Neto a produção contemporânea. 

Na abertura do evento, às 19h, será estreado o documentário sobre a vida da homenageada Geni Guimarães, que estará presente no evento. O filme dirigido por Day Rodrigues foi produzido na cidade de Barra Bonita, interior de São Paulo, onde Geni reside. 

Logo após, a cantora e compositora Helô Ribeiro irá prestar homenagem ao poeta e diplomata brasileiro João Cabral de Melo Neto. O público também poderá prestigiar o show da cantora pernambucana Gabi da Pele Preta. 

Às 22h, será iniciado um Sarau comandado por Nelson Maca. São convidados os poetas Anajara Tavares e Jef, além do moçambicano Ras Tandas e da poeta nigeriana Okwei Odili. 

Em parceria com o evento, a Biblioteca Mário de Andrade, irá transmitir um bate papo entre a cineasta Day Rodrigues e a bibliotecária Bel Santos Mayer, que conversarão com as escritoras Conceição Evaristo e Geni Guimarães.

A Balada Literária foi criado em 2006 pelo escritor Marcelino Freire e busca celebrar as artes através da literatura. Em outras edições, já foram homenageados nomes como Torquato Neto (2017), Graça Vilhena (2018) e Élio Ferreira (2019). Confira a programação completa desta edição.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp