Ação em homenagem ao dia mundial da mulher é realizada em Caruaru

Por Anna Clara e Sarah Coutinho

Organizado pela primeira vez, o Estação Mulher movimenta a Estação Ferroviária com reflexões e atividades de lazer ligadas ao empoderamento feminino


Mariana Teles recita poesia com teor de protesto antes da entrada das repentistas. Imagem: Anna Clara.

O evento “Estação Mulher”, uma iniciativa organizada pela Prefeitura de Caruaru, foi realizado neste domingo (8) na Estação Ferroviária. A comemoração foi em homenagem ao dia internacional da mulher, o 8 de março. O momento foi voltado às mulheres e contou com exposições de artes plásticas, shows, rodas de capoeira, apresentações de danças, poetas e repentistas no Palco Itinerante, além de uma feirinha dedicada ao empreendedorismo feminino.

Para a artesã do barro Cleonice Otilia, conhecida popularmente por Nicinha, é a primeira vez que um evento foi criado com o enfoque direcionado à mulher. Ela destacou a importância de sermos lembradas todos os dias para além dessa data comemorativa. Outro destaque no evento foi a poetisa do Sertão do Pajeú Mariana Teles, que em sua fala enfatizou a relevância da mulher dentro do âmbito cultural apesar das dificuldades (misóginas, salariais, acúmulo de funções) de se estar inserida dentro dele.

A secretária de políticas para mulheres Juliana Gouveia esteve presente no Estação Mulher e levantou reflexões a respeito da representatividade feminina. Em sua fala, ela reafirma o empoderamento e o lugar da mulher nos mais diversos segmentos da sociedade, sejam eles privados ou públicos, institucionais ou comunitários. 

Espaços direcionados à saúde e ao bem-estar da mulher, entre eles, estandes com atendimento farmacêutico, vacinação, tratamento odontológico, prevenção ao câncer de mama e massagens estiveram abertos ao público durante toda a ação. A população poderia utilizar de todos os recursos oferecidos gratuitamente para o relaxamento pessoal.