Biografia do crítico de cinema Celso Marconi é lançada hoje (21)

A obra relata a contribuição do crítico, jornalista e cineasta para o Cinema Pernambucano

O livro “Celso Marconi: o senhor do tempo” é o 5° título lançado pela “Coleção Perfis” da Cepe Editora. Foto: Série Olhar/ Reprodução

O livro “Celso Marconi: o senhor dos tempos” será lançado hoje (21) , às 17h30, no canal do YouTube da Cepe Editora. O título, escrito pelo autor Luiz Joaquim, será publicado em comemoração aos 90 anos de Celso e seus quase 70 de contribuição ao Cinema Pernambucano. A live será mediada pelo jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes. A obra será lançada, por enquanto, no formato digital, uma vez que as atividades de impressão ainda estão suspensas em decorrência da pandemia.

Com o título de mais longevo crítico em atividade, Marconi tem uma história marcada pelas diversas formas de atuação no Cinema Nacional. O título “Senhor dos tempos” significa, de acordo com o autor Luiz Joaquim, a flexibilidade do crítico, que reflete seu lado contemporâneo. “Celso Marconi é um homem que não se intimida com a tecnologia, ele a abraça. Ele é um cara que, lógico, sente saudade de uma coisa ou outra, mas não é saudosista. Seu interesse é no tempo presente”, afirma Luiz para a Folha de Pernambuco. 

O início da relação entre Celso Marconi e o cinema se deu a partir do Movimento Cineclubista do Recife. Após isso, o interesse se tornou profissional e Marconi começou a atuar como crítico e programador de cinema. 

O biografado também fez parte de movimentos políticos do Estado de Pernambuco. O livro mostra quando Marconi, na década de 1960, foi preso pela Ditadura Militar (1964-1988) por ter proximidade com o Partido Comunista e causas sociais.

Durante os anos de 1970, Marconi participou de um dos grandes movimentos cinematográfico pernambucano, o Super-8, que teve como características a filmagem na bitola de 8 milímetros. Além disso, foi diretor do Museu de Imagem e Som de Pernambuco e professor da Universidade Católica de Pernambuco.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp