
O espetáculo foi apresentado em novembro de 2019 no Japão, e marcou a travessia da ponte olímpica do Rio de Janeiro para Tóquio. Foto: Hell Says Noh/Divulgação
Um intercâmbio cultural entre Japão e Brasil será apresentado hoje (29) às 20h, no espetáculo “Hell Says Noh” (Lampião Nô Inferno). A peça é uma realização da instituição Japan House São Paulo em parceria com a Embaixada do Brasil em Tóquio. A história da peça foi baseada em uma reinterpretação da diretora do espetáculo Soraya Umewaka, da obra “A Chegada de Lampião”, do autor brasileiro de cordéis José Pachêco. A exibição vai ocorrer de forma gratuita no canal da Japan House São Paulo, com legendas em português e japonês.
A peça conta a história de Lampião que morre e tenta entrar no inferno, mas é impedido por Satanás. A atuação do cangaceiro fica a cargo do ator Naohiko Umewaka, que faz parte de uma tradição milenar trabalhando com o Teatro Nô, onde mistura poesia e musicalidade em suas apresentações. A obra tem como estratégia fazer trocas culturais a partir de expressões artísticas nipônicas, artes marciais e tecnologia multimídia.
De acordo com o portal de notícias japonesas MS Shimbun, o Embaixador do Brasil em Tóquio, Eduardo Saboia diz que “esta parceria entre a Embaixada e a Japan House São Paulo permitirá que o público brasileiro se engaje com o Teatro Nô, da mesma forma que o público japonês conheceu a literatura de cordel e expressões brasileiras visuais, musicais e de dança”. Além disso, Saboia relembra a importância do espetáculo, pois firma a união de três décadas entre o Brasil e o Japão. “É simbólico que nossa parceria se concretize justamente quando celebramos os 30 anos da comunidade brasileira no Japão”, comenta.
Nesta quarta-feira (30) o espetáculo também realiza uma live especial para conversar com a diretora e o ator principal da peça. A mediação é da especialista brasileira em Teatro Nô Angela Mayumi Nagai, e a diretora cultural do Japan House São Paulo, Natasha Barzaghi Geenen. O bate-papo vai ocorrer pela plataforma Zoom, com tradução simultânea. Para participar é só clicar neste link.