De Álvaro Lins à Carpeaux

O crítico literário Eduardo Cesar Maia publica ensaio para a Revista Teresa da Universidade de São Paulo (USP)


Imagem: Divulgação

Hoje (3) saiu a nova edição da revista literária Teresa da Universidade de São Paulo (USP). A vigésima edição é dedicada ao escritor, ensaísta, crítico e historiador literário Otto Maria Carpeaux, e contou com contribuições de intelectuais especialistas nas obras do autor, além de críticos e poetas. Entre eles, está o autor Guilherme Mazzafera, o crítico Alcides Villaça e a poeta Bruna Beber. 

Uma das colaborações é a do professor e crítico literário Eduardo Cesar Maia, um dos idealizadores do Café Colombo. No ensaio “Para além da Erudição e do Método: Álvaro Lins e Carpeaux”, o autor destaca que a relação entre ambos surge no Correio da Manhã e “com o intercâmbio de ideias que estabeleceram”, e os questionamentos feitos pelo crítico pernambucano Álvaro Lins às obras de Carpeaux. 

Segue um trecho do ensaio:  
“A versatilidade intelectual – uma capacidade ao mesmo tempo intuitiva, enciclopédica, analítica, engenhosa (criativa) – que melhor aclara o alcance crítico-filosófico dos textos de Otto Maria Carpeaux. Álvaro Lins usa uma frase de Karl Mannheim que se coaduna perfeitamente com o perfil que ele traça nesse segundo ensaio dedicado ao amigo: “O problema da intelligentsia é a síntese” (JC3, p. 242). A ideia de síntese crítica, assim, não pode ser confundida com uma mera operação matemática ou tautológica, não se trata de tirar uma média aritmética. A literatura, como uma forma superior de “representação das ideias e homens em movimento” (JC3, p. 235), origina-se da compreensão profundamente humanista de que os problemas humanos não são compartimentados: política, arte, religião, psicologia são manifestações diversas de interpelações existenciais indissociáveis, confluentes.”

Link para a edição nº 20 da Revista : https://www.revistas.usp.br/teresa
Link para baixar o PDF do Ensaio de Eduardo Cesar Maia: https://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/154942