Editora Massangana lança Coleção Cinemateca Pernambucana

Serão lançados os livros "A Brodagem no Cinema em Pernambuco", de Amanda Mansur, e "Verouvindo: audiodescrição e o som do cinema", de Liliana Tavares

Amanda Mansur atua como vice-coordenadora do Cinema da UFPE e é membro do colegiado de Comunicação Social. Foto: Acervo Pessoal/Instagram.

Hoje (17), é inaugurada a Coleção Cinemateca Pernambucana pela Editora Massangana. A coleção que surge para difundir a produção do cinema em Pernambuco, é composta pelos títulos “A brodagem no cinema em Pernambuco”, de Amanda Mansur, e “Verouvindo: audiodescrição e o som do cinema”, de Liliana Tavares. O lançamento será realizado em debate virtual com as escritoras, mediado pelo pesquisador Paulo Cunha e pelo chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Túlio Rodrigues, às 19h, no canal do Youtube da Fundação Joaquim Nabuco.

Os livros são resultados das teses de doutorados das autoras. O livro “A brodagem no cinema em Pernambuco” escrito pela pesquisadora e professora da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (UFPE/CAA) Amanda Mansur, aborda o suporte dado por grupos colaborativos na produção do cinema nacional. Amanda é também autora dos livros “O Novo Ciclo de Cinema em Pernambuco: a questão do estilo”, publicado pela Editora Universitária da UFPE (2010) e “A Aventura do Baile Perfumado”, da editora CEPE em 2016. 

Escrito por Liliana Tavares “Verouvindo: audiodescrição e o som do cinema” foi inspirado no festival “Verouvindo”, um evento que movimentou discussões a respeito  da acessibilidade nas produções audiovisuais pernambucanas. No livro, ela traz exemplos de filmes produzidos com este recurso para pessoas cegas ou com baixa visão. Entre eles está o curta “AutoFalo”, do produtor audiovisual Caio Dornellas.

Os livros podem ser adquiridos pelo valor de R$ 20,00 na editora Massangana, localizada na sede da Fundação Joaquim Nabuco em Casa Forte, Recife.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp