Em tempos de pandemia, Cine Drive-In é inaugurado em São Paulo

As autoridades de São Paulo reforçam o isolamento social na cidade 


Cine Drive-In em meados de 1940 e 1950, nos Estados Unidos. Foto: Divulgação.

Amanhã (4), na Praia Grande, no litoral de São Paulo, a população poderá assistir filmes ao ar livre, com a abertura de um Cine Drive-In. A parceria entre o Litoral Plaza Shopping e a rede de cinemas Cinesystem surge em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e ao isolamento social no Estado. Até quinta-feira (7) será exibido das 19h às 21h30 duas sessões diárias dos filmes Nasce uma Estrela (2018), do diretor Bradley Cooper; Maria e João: O conto das bruxas (2020), do cineasta Osgood Perkins. Os ingressos custam R$ 15 (quinze reais) por cada pessoa dentro do veículo. 

Parte dos valores arrecadados na compra dos ingressos serão convertidos em doações para o Fundo Social de Solidariedade (FSS), uma ação voltada às famílias em estado de vulnerabilidade social, a fim de promover o combate à pobreza e a diminuição das desigualdades sociais na cidade. O lugar comporta até 60 veículos e a limitação é de 5 pessoas por carro. Em entrevista dada ao portal de notícias Folha de São Paulo, o diretor da rede Cinesystem Ricardo Rossini afirma que “a orientação principal é que estejam juntas dentro do carro apenas quem já está em contato durante todo o período de distanciamento social e que resida na mesma casa.”

Em contrapartida, desde o dia 19 de março no estado, os shoppings e as salas de cinema foram fechados devido à expansão da COVID-19 em larga escala. E, desde sábado, a taxa de isolamento no estado caiu para 53%, segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi). Apesar do reforço da organização da rede de cinemas com relação à proteção do público, não é dada a garantia do controle efetivo aos cidadãos para que estes não sejam infectados dentro do espaço. Além disso, referente às taxas de isolamento na cidade, a entrada nesses locais públicos pode ser considerada um fator contribuinte para a saída da população de suas residências. Uma reação contrária às indicações das autoridades de saúde. 

A organização da iniciativa, menciona que os interessados podem realizar a compra dos ingressos pelo site do Cinesystem ou na bilheteria improvisada disponível no local do cinema. Também será disponibilizado na entrada do cinema uma frequência de rádio, para que os espectadores possam ouvir os longas-metragens dentro dos seus automóveis fechados. A compra dos lanches será efetuada pelo Whatsapp e entregues durante as sessões.