Espetáculo ‘Paulo Freire, o Andarilho da Utopia’ homenageia o Patrono da Educação Brasileira

O monólogo online acompanha a vida e obra do educador

A peça foi indicada ao Prêmio Shell do Rio de Janeiro 2019, na categoria Inovação. Foto: Dalton Valério/Divulgação

Em comemoração aos 99 anos do educador Paulo Freire, o espetáculo “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” faz uma homenagem ao Patrono da Educação Brasileira durante o mês de setembro. Entre os dias 5 à 27, aos sábados (21h) e domingos (16h), a peça será transmitida pela plataforma Zoom. Os ingressos custam 25 reais, e serão vendidos pelo Sympla.

A peça acompanha a vida do educador que contribuiu para uma pedagogia emancipadora, na qual revolucionou os métodos educativos. Paulo Freire partia da ideia de aceitação das diferenças, movido pela vontade de justiça, consciência política e desejo de liberdade. No dia 19 de setembro, a sessão terá uma homenagem especial em comemoração ao seu aniversário.

O espetáculo mistura elementos linguísticos do teatro, do palhaço e do teatro de rua. A atuação fica à cargo de Richard Riquetti, a dramaturgia de Junio Santos e encenação de Antônio Rocha.

“Com a pandemia, a arte precisou se reinventar para permanecer viva! E o teatro, considerado a arte da presença, tem buscado alternativas e novos caminhos. O teatro em casa é um grande desafio, mas muito importante para que haja encontros com qualidade de presença e escuta, mesmo no distanciamento físico”, comenta o ator Richard Riquetti, sobre o papel da arte durante a pandemia, segundo o portal Folha de Pernambuco.

Além da peça, todas as quintas do mesmo mês, às 20h, a equipe promoverá o debate “Roda Rede com Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”. Os encontros contam com a presença de um convidado especial, que irá conversar sobre o legado do educador. Os ingressos são gratuitos, retirados pelo Sympla.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp