Forum da Cultura comemora o Dia Nacional do Folclore em ambiente virtual

A programação do evento conta com a exibição de danças, contos e curiosidades sobre o folclore brasileiro. O Dia Nacional do Folclore é celebrado em 22 de Agosto

Obra criada por Dirceu Nery, para o espetáculo “O Coronel de Macambira”, de Joaquim Cardoso, apresentado em 2016 no Museu da Cultura Popular. Foto: Franciane Lúcia.

Em comemoração ao Dia Nacional do Folclore, o Museu da Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instalado no Forum da Cultura, Minas Gerais, terá programação especial durante todo o mês de agosto. O evento será realizado no Instagram e Facebook.

Na primeira semana do evento, serão feitas publicações com a proposta de resgatar o significado do folclore, dando abordagem a suas origens e características. A ação ainda conta com brincadeiras populares como o desafio dos trava-línguas — que abordam a cultura oral popular — e tutoriais de dobraduras de papel que ajudam a construir personagens folclóricos como o Boitatá, Curupira, Saci-Pererê e o Boto Cor-de-rosa. 

Do dia 17 de agosto ao dia 21, serão exibidas danças folclóricas brasileiras e as peças do Museu da Cultura Popular da UFJF. As apresentações fazem exposição de informações históricas e resgata curiosidades. 

Para fechar a programação, a partir do dia 24 de agosto, serão apresentadas as lendas do folclore brasileiro, dando evidência à influência das culturas indígenas, africanas e europeias.

Comemorado em 22 de agosto, o Dia do Folclore foi criado para dar visibilidade e importância às manifestações folclóricas do país. A data é caracterizada por manter viva as lendas, crenças, contos e costumes de um determinado povo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp