Gilberto Gil comemora 78 anos com live especial

O cantor e compositor celebra seu aniversário, hoje (26), em uma live com seus filhos Preta, Nara, Bem e José Gil

Show de estreia do disco ‘’OK OK OK’’de Gilberto Gil, no Palácio das Artes em Belo Horizonte (MG), no dia 24 de novembro de 2018. Foto: Ricardo Nunes/Vivo Rio

O cantor, compositor, produtor musical, instrumentista e político brasileiro Gilberto Gil irá realizar a live “Fé na Festa” hoje (26), no seu canal do YouTube, a partir das 20h, em comemoração aos seus 78 anos. A live contará com a apresentação de sua filha Bela Gil e participações de seus demais filhos Preta, Nara, Bem e José Gil. O público poderá presentear o cantor com doações a partir do QR Code disponibilizado durante a apresentação. As doações serão destinadas às instituições Apoie um Freela e Backstage Invisível, no qual apoiam artistas musicais que passam por dificuldades geradas pela pandemia do COVID-19. A live faz parte do projeto Devassa Tropical ao Vivo, que tem organizado vários circuitos de shows, como os festivais Wehoo e Radioca.

Trajetória

No dia 26 de junho de 1942, nascia em Salvador, na Bahia, Gilberto Passos Gil Moreira, que mais tarde  se transformaria em um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. Gil antes de se formar no mercado musical, fez o curso de Administração de Empresas na Universidade Federal da Bahia, em 1960. Três anos depois conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Tom Zé, adentrando na música e participando do show coletivo “Nós, por exemplo”.

Em resposta às repressões da Ditadura Militar em 1968, lança a música “Domingo no Parque”, e a partir disso, inicia sua participação na construção do movimento contracultural denominado Tropicalismo. Em razão disso, Gil é exilado na Inglaterra em 1969, compondo a música “Aquele Abraço”, no qual relembra a torcida do Flamengo e o apresentador Chacrinha, entre outros símbolos brasileiros.

No ano de 1972, Gil volta ao Brasil e lança seu álbum “Expresso 222”, no qual faz perfeita mistura entre música popular brasileira e o som da banda britânica The Beatles

A partir do ano de 1989, Gilberto adentra a carreira política, ao se tornar vereador na Câmara Municipal de Salvador, até o ano de 1992. Em 2003, recebe o convite do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, para assumir o posto de Ministro da Cultura, no qual permanece até 2008.

Após esse período, Gilberto Gil se dedica integralmente à música, produzindo mais três álbuns: “Fé na Festa” (2010), “Gilbertos Samba” (2014) e seu último “OK OK OK” (2018).

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp