Instituto Moreira Salles realiza live em comemoração aos cinco anos da Brasiliana Fotográfica

História, saúde pública e urbanismo são assuntos que guiarão a conversa nesta sexta-feira (17)

O Instituto Moreira Salles tem por finalidade exclusiva a formação de acervos e o desenvolvimento de programas culturais.
Foto: Divulgação.

O Instituto Moreira Salles realizará nesta sexta-feira (17), às 17h30, em celebração aos 5 anos de criação do portal digital Brasiliana Fotográfica, um debate ao vivo em sua página do Facebook. As discussões irão relacionar o contexto atual de pandemia com questões voltadas ao urbanismo, saúde pública e a história do Rio de Janeiro e das grandes metrópoles brasileiras. O debate também será contemplado com as fotografias disponibilizadas pelo Brasiliana.

A live será mediada pelo coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS) Sérgio Burgi, pelo coordenador da Biblioteca Nacional Digital Joaquim Marçal e pela historiadora Aline Lopes de Lacerda. Estarão presentes durante a conversa convidados como o arquiteto e urbanista Guilherme Wisnik, o historiador Jaime Benchimol e a médica pneumologista Margareth Dalcolmo.

A Brasiliana Fotográfica foi idealizada em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e com o Instituto Moreira Salles, a fim de preservar os  acervos originais e documentos fotográficos referentes ao Brasil em formato digital. O patrimônio digital é preservado enquanto fonte primária de pesquisa e busca  promover o debate e a reflexão sobre o gênero em questão.