Live discute criação da escritora Ursula K. Le Guin

Premiada autora estadunidense é o assunto do debate de hoje (27) da Editora Aleph


Live discute criação da escritora Ursula K. Le Guin

Ursula na década de 1970. Imagem: Special Collections and University Archives, University of Oregon Libraries.

Hoje, às 19h, a Editora Aleph transmitirá a live Os Universos de Ursula K. Le Guin, com a participação da escritora Ana Rüsche e da jornalista Cláudia Fusco. Nas próximas semanas, outros nomes de peso, como Phillip K. Dick e Isaac Asimov, serão os temas dos debates, que ocorrerão no Instagram da editora.

Ursula K. Le Guin é uma das mais aclamadas escritoras de ficção científica e fantasia. Nascida em 1929, publicou seu primeiro conto nos anos 1960, dando início a uma carreira de prestígio. A mão esquerda da escuridão, romance lançado em 1969 que a consagrou no gênero, trata de temas que estavam em voga na sociedade e permanecem até hoje, como igualdade de gênero e sexualidade, polarização política e conflitos religiosos.

Os Despossuídos, chamado de “utopia anarquista” pela autora, foi lançado em 1974, em meio à Guerra do Vietnã e da Guerra Fria. No romance, dois planetas gêmeos são separados por diferenças e conflitos entre diferentes ideologias políticas, discutindo temas como desigualdade, individualidade e liberdade.

Vencedora dos prêmio Hugo e Nebula, os mais importantes da ficção científica, Ursula, que faleceu aos 88 anos em 2018. Em suas histórias, ela trata de temas existenciais da humanidade em suas histórias e oferece profundidade e riqueza filosófica ao gênero.