Livro Grande Sertão: Veredas, edição de 2001 publicada pela editora Nova Fronteira. Foto: Osmar Freitas
O projeto “Ler Grande Sertão: Veredas” propõe a leitura coletiva do romance de Guimarães Rosa, da primeira à última frase, a partir de vídeos que são publicados diariamente no Instagram e no Facebook. A ação movimenta a cena literária cultural brasileira e conta através das vozes de várias pessoas interessadas na história de amor de Riobaldo por Diadorim.
Mais de 120 pessoas se dispuseram a emprestar a voz às reflexões filosóficas de Riobaldo — personagem que narra a própria vida, desde a adolescência, antes de virar jagunço. As inquietações do pensamento do personagem vagueiam entre questões como a vida, o bem o mal, Deus e diabo.
A iniciativa surgiu como consequência do amor em comum dos poetas e coordenadores do projeto Alberto Pucheu, Caio Meira e Cláudio Oliveira pela obra de João Guimarães Rosa, um dos mais importantes escritores modernistas do século XX.
Publicada em 1956, Grande Sertão: Veredas é considerada uma das mais relevantes obras da literatura brasileira. Com elementos regionalistas e modernistas, o livro recebeu adaptações em formato de filme, minissérie, história em quadrinhos, documentário e até ópera.