Relançamento do Café Colombo

Relançamento do Café Colombo, apresentação do site, diálogo sobre jornalismo cultural e sorteio.

O evento contou com apresentação da nova fase do projeto de extensão, conversa sobre jornalismo cultural e sorteio das revistas produzidas pela antiga fase do site


Novos integrantes da Café Colombo. Da esquerda para a direita: Bianca Torres, Dayane Jeniffer, Dyego Mendes, Lucas Gomes, Sarah Coutinho, Hellen Gouveia, Luiz Ribeiro, Gabriel Gomes, Eduardo Cesar Maia, Thiago Muniz, Ana Clara e Thamara Amorim. Foto: Hellen Gouveia/ Divulgação.

Na programação da Semana Integra do curso de Comunicação Social no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocorreu, na última terça-feira (3), o relançamento do site do Café Colombo. Durante à tarde, no auditório Luiz Gonzaga, foi apresentado a nova interface, o plano de administração das mídias e os novos integrantes do site. O professor do Núcleo de Design e Comunicação Eduardo Cesar Maia, antigo participante do grupo que originou a Café Colombo e, atualmente, orientador do projeto, falou sobre as origens do site e seus intuitos com a produção de matérias sobre política, economia e literatura. A semana contou também na quarta-feira (4), com exibições de produções audiovisuais e o lançamento da revista Verbo produzida pelos estudantes do quinto período do curso.

Após a apresentação do site, foi aberta uma mesa de diálogo com o professor de Design e de Comunicação Amílcar Bezerra, com a professora de Comunicação Social Fabiana Moraes, o jornalista da TV Asa Branca Lafaete Vaz e com o professor e orientador do projeto Eduardo. Eles dialogaram sobre os desafios da crítica cultural no Agreste de pernambuco e suas experiências pessoais e profissionais sobre trabalhar nessa área . No término do evento, foram sorteados exemplares publicados na antiga fase do site da revista Café Colombo.

César Martins, um dos ganhadores do sorteio da revista Café Colombo.

A conversa rondou em torno de alguns pontos essenciais, entre eles, os desafios do crítico e a abordagem de temas culturais nos meios de comunicação para se entender o papel da crítica e o jornalismo cultural produzida no Agreste de Pernambuco. Durante o debate, o jornalista Lafaete Vaz citou algumas dificuldades dos veículos de comunicação comerciais, entre elas, está a preocupação de trazer matérias sobre a movimentação artística da cidade pelo impasse mercadológico dessas publicações. Uma vez que essas grandes empresas precisam focar em notícias factuais, que são mais consumidas pelo público, nas quais não incluem os temas culturais da cidade e região. Lafaete ainda afirmou a importância de veículos alternativos, como a Café Colombo, para preencher essas lacunas e trazer mais visibilidade para os artistas da região.

A professora Fabiana Moraes acrescentou ao debate as variáveis do termo ”cultura” e como, muitas vezes, foi um processo regido por aspectos de uma cultura dominante para determinar o que ela é e o que deve ser. Assim, apresentou uma visão ampla de como esses processos devem ser vistos por outra ótica e observar todas as formas de manifestação popular. Durante o debate, veio à tona os prós e contras de fazer jornalismo cultural, ao que se refere ao recebimento do público.

Conversa sobre jornalismo cultural com participação dos professores da Universidade Federal de Pernambuco Fabiana Moraes, Eduardo Cesar Maia, Amilcar Bezerra e o jornalista do veículo G1 Lafaete Vaz. Foto: Hellen Gouveia/ Divulgação.

A nova fase da Café Colombo é formada por estudantes de Comunicação Social e Design do CAA. A equipe de reportagem é constituída por: Dayane Jeniffer (5° período), Sarah Coutinho (5° período), Laís Guedes (3° período) e Anna Clara (3° período). Enquanto que os colunistas são: Thiago Muniz (8° período), Thamara Amorim (7° período), Luiz Ribeiro (7° período), Dyego Mendes (5° período), Karol Nascimento (3° período) e Gabriel Gomes (3° período). A criação e administração das mídias sociais ficará a cargo de Hellen Gouveia (3° período), Bianca Torres (5° período) na edição, Noemi Fragoso (7°período) na gravação dos vídeos, e Lucas Gomes (3° período) na reestruturação do site. Além disso, contaremos com participações semestrais de professores do Núcleo de Design e Comunicação e estudantes de outras áreas com ensaios e colunas.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp