Sociabilidade e diversidade nas Quadrilhas Juninas é tema de seminário virtual

Promovido pelo Cais do Sertão, o evento acontece de forma gratuita e aberta ao público

quadrilha junina tradição
Quadrilha Junina Tradição, de Recife.  Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Nas próximas quinta e sexta-feira, 25 e 26, será realizado o seminário virtual “Sociabilidades e Diversidade na Experiência Festiva”, que discutirá gênero, sexualidade, gestão e integração social nas quadrilhas juninas. O evento é realizado pelo Centro Cultural Cais do Sertão em parceria com o Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPE (PPGA/UFPE) e com o Observatório de Museus e Patrimônios Culturais (Observamus), além de contar com o apoio da Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe). 

Os três debates vão ser realizados no Google Meet e transmitidos no canal do Youtube do Cais. O primeiro, que vai ao ar das 16h às 18h30, abordará as quadrilhas juninas como locais de relações e vínculos sociais específicos, sendo mediado pelo antropólogo Eduardo Sarmento e debatido entre os professores do PPGA Luciana Chianca e Hugo Menezes, além do doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará Thiago de Castro.

Na sexta, às 10h, gênero e sexualidade nas quadrilhas serão discutidos pelos quadrilheiros Fábio Andrade (Quadrilha Junina Lumiar), Mel de Carvalho (Quadrilha Junina Zabumba), Stephany Araújo (Quadrilha Junina Dona Matuta) e Marcone Costa (diretor da Quadrilha Junina Tradição), em um debate mediado pelo educador do Cais, Perácio Gondim. Finalizando o evento, às 16h, o bate-papo entre os professores Rafael Noleto (UFPE), Hayeska Barroso (UnB) e Liana Queiroz (UFPE) abordará a gestão da diversidade nas quadrilhas.

Confira a programação:

Quinta-feira (25)

16h às 18h30

Mesa 1: A experiência festiva das quadrilhas juninas: sociabilidades, interação, produção de coletividades e identidades em fluxo.

Facilitadores: Luciana Chianca, Thiago de Castro e Hugo Menezes

Mediação: Eduardo Sarmento (PPGA/UFPE)

Sexta-feira (26)

10h às 12h30

Mesa 2: Gênero e sexualidade na experiência quadrilheira LGBTQI 

Facilitadores: Fábio Andrade, Mel de Carvalho, Stephany Araújo e Marcone Costa Mediação: Perácio Gondim (Museu Cais do Sertão)

16h às 18h30:

Mesa 3: Estudos sobre a gestão da diversidade nas quadrilhas juninas Facilitadores: Rafael Noleto, Hayeska Barroso e Liana Queiroz

Mediação: Mário Ribeiro

quadrilha junina

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp